segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Um breve momento de inspiração


Estava prestes a iniciar o tema conjuntos numéricos. Após ter desfolhado a única página do manual sobre o assunto, senti a necessidade de inventar algo, alguma coisa. Ter uma ideia diferente para introduzir este tema.
Já que não me apetecia falar muito, lancei um problema para os miudos e fiquei à espera das suas respostas.
Embora houvesse alguns lentos a descodificar esta estranha Língua, o Português, lá se safaram na leitura e eis que surgiram algumas respostas...
Uns circundaram números, por linha, por coluna. Foi interessante de ver.
Outros, lá definiram algum critérios como,"Prof. podemos agrupar de 5 em 5 ou de 2 em 2", até houve uns que disseram, "podemos juntar os números pares e noutro grupo pomos os ímpares". Foi este o nosso ponto de partida.
A partir daqui passámos à apresentação formal e aos conceitos matemáticos propriamente ditos.
Podia ter optado por uma estratégia mais expositiva, contudo, penso que é necessário deixar os catraios fazer algum trabalho e pensar e discutir algumas estratégias de resolução. Senti que houve envolvimento da parte deles e até alguma motivação ou esforço por encontrar uma solução.
Para ajudar aqueles que estavam a andar mais devagar, decidi colocar uma solução no quadro para iluminar o caminho. E iluminou mesmo, pelo que ouvi, "Agora já percebi".
Numa aula exploramos o conceito de conjunto, e a sua representação que por extensão como por compreensão. Parti do trabalho dos miudos, pelo que senti, que o trabalho teve mais compreensão e significado do que a aula tivesse sido apenas expositiva.
Construímos critérios juntos e discutimos algumas resoluções, porque nunca há tempo para tudo.
A ficha que foi entregue, que está aqui ao lado direito, como podem observar contém apenas uma questão de conjuntos porque esta questão apenas foi o ponto de partida. O resto do trabalho foi realizado com base no manual. Se os miudos o compraram também temos de o usar.
Fica ainda uma sugestão para trabalhar as propriedades da adição.

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